Masterclasses

   As masterclasses do VIII Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP serão ministradas pelos seguintes professores nos seguintes horários e locais:



John Mills



Nascido em Kingston upon Thames, região da Grande Londres, em 1947, John Mills iniciou seus estudos de violão aos nove anos de idade, sendo inicialmente autodidata. Mais tarde estudou no “Spanish Guitar Center” em Londres. Em 1966, passou a estudar em tempo integral no “Royal College of Music” durante três anos sob a cátedra de John Williams. No verão de 1968, ganha subsídio do Governo espanhol e viaja para a Espanha para participar das famosas master-classes dadas pelo lendário Andres Segovia, realizadas em Santiago de Compostela. Dois anos depois, toca em master-classes dadas por Julian Bream na “University of Warwick”.

Trabalhou grande parte do tempo como solista durante a década de 1970 e início de 1980, período em que participou de grande número de programas de rádio para a “BBC Radio 2, 3 e 4”, também gravou vários álbuns em LP, e se apresentou em mais de 25 países. John Mills foi professor de violão no “Royal College of Music Junior Department” durante vários anos na década de 1970 e coordenador de violão na “Nelson School of Music”, Nova Zelândia 1985-88, depois aceitou oferta de uma cátedra na “Royal Academy of Music”, em Londres, cargo que ocupou por 20 anos. Além disso, em 1992, foi convidado para se tornar o coordenador de violão do “Royal Welsh College of Music & Drama”, em Cardiff, cargo que ocupou até aposentar-se em julho de 2014.

John Mills lançou em 2012 um DVD sobre a técnica de Tarrega/Segovia, com CD duplo intitulado "Segovia - The Ramirez Years ", lançado mundialmente no final de 2013, este recebe classificação dupla de cinco estrelas pela BBC. Outra gravação sobre música espanhola e latino-americana está agendada para lançamento no verão de 2016.

*As masterclasses ministradas por John Mills serão realizadas dias 07 e 08/12 na sede da EMBAP, das 10:00 às 13:00 horas.

______________________________________________________________________



Luiz Cláudio


   Professor da UNESPAR - EMBAP, Luiz Cláudio acumula mais de 40 prêmios de interpretação musical, na supervisão de conquista de seus alunos e classes. Tratam-se de prêmios nacionais e internacionais. 

   No ensino superior, exportou graduandos para diversas universidades do mundo, incluindo a renomada Royal Academy of Music. Como artista, acumula diversas gravações em LP's e CD's, bem como, produção, arranjos e participações em diversos projetos de música brasileira. Seu último trabalho acumula álbum duplo e LP com composições de Fernando Sor. 

   Como pedagogo, é pioneiro no desenvolvimento de exercícios para recuperação motora para instrumentistas acometidos por distonia focal. São dezenas de colegas, de âmbito nacional e internacional, que voltaram aos palcos após sua supervisão.

   *As masterclasses ministradas por Luiz Cláudio Ribas Ferreira serão realizadas dias 11 e 12/12 na sede da EMBAP das 9:00 às 12:00 horas.


_____________________________________________________________________


Cláudio Menandro

   Nascido em Salvador – BA, iniciou ainda jovem seus estudos de violão. Participou de vários cursos que despertaram seu interesse pela música antiga. Começou seus estudos de viola da gamba no Rio de Janeiro com Myrna Herzog e se aperfeiçoou no Conservatório de Música Antiga de Genebra interpretando música barroca e renascentista com cursos de extensão em Basel, também na Suíça. Ainda naquele país, participou - com o violonista Daniel Erni - de vários concertos didáticos em escolas, patrocinados pela Prefeitura Municipal de Zurique, projeto que se repetiu por cinco anos.

   Gravou seu primeiro disco Cláudio Menandro Interpreta (texto de apresentação de Henrique Pinto), em 1986 interpretando clássicos do repertório erudito para violão. Na ocasião do lançamento do disco, atuou como solista junto à Orquestra de Câmara da Rádio MEC (RJ). Paralelamente, aumenta seu interesse pela música brasileira e começa a tocar bandolim e cavaquinho em rodas de choro.

   Em 1987, gravou seu segundo disco Capelinha (texto de apresentação de Turíbio Santos), desta vez voltado exclusivamente para choros e valsas brasileiras.
Na Europa, em parceria com o violonista Ahmed-El-Salamouny e o percussionista brasileiro Gilson de Assis, formou o Projeto Três, tendo gravado três cds inteiramente consagrados à música brasileira (1991: CD Calunga; 1993: CD Aquarela; 1995: CD Samba Urbano, todos gravados em Munique , Alemanha).

   Apresentou-se em duo com o cravista Edmundo Hora (Campinas SP) com um repertório de música barroca francesa, e com o pianista João Carlos Assis Brasil, numa temporada na Sala Funarte – RJ.

   Em 1997, a convite da Embaixada do Brasil no Peru, apresentou-se em Lima, no Instituto Cultural Peruano Norte Americano Miraflores, com o violonista peruano Denys Bernard.
Em 1999, realizou, com o violonista Marcus Llerena, uma turnê na Europa, incluindo França, Suíça e Alemanha levando o show “De Bach a Pixinguinha”, em que percorriam várias épocas e estilos musicais.

   Em 2002, lançou o cd “Sombra e Água Fresca” (texto de apresentação de Luiz Otávio Braga) inteiramente com composições próprias e participação especial do clarinetista Paulo Sérgio.

   Em 2005, participou da programação do “Ano do Brasil na França” fazendo cinco shows em Paris com o grupo “Três no Choro”. Ainda neste ano, a convite do Itamaraty, apresentou-se e ministrou workshop em Gana, na África.

   Apresentou-se em concerto com a Camerata Antiqua de Curitiba, tocando viola da gamba na “Paixão Segundo São Mateus”, de J.S.Bach.

   Em 2006, lançou seu segundo cd, “Descansado” (texto de apresentação de Paulo Bellinati), também dedicado a suas composições e contando com a participação especial do clarinetista Proveta.

   Paralelamente, integrou, de 2001 a 2005, como instrumentista e assistente de direção, a Orquestra À Base de Corda de Curitiba, dividindo o palco com artistas como Mônica Salmazo, Dominguinhos, Roberto Correa e outros.

   Em dezembro de 2006 lançou o CD “Tributo a Waltel Branco” (texto de apresentação de Roberto Menescal), trabalho voltado para a obra violonística do grande músico paranaense.
Tem participado, como professor, das Oficinas de Música de Curitiba e de outras cidades no interior do estado.

      *As masterclasses ministradas por Cláudio Menandro serão realizadas dias 09 e 10/12 na sede da EMBAP das 9:00 às 12:00 horas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário