domingo, 25 de outubro de 2015

Concerto - Camerata de Violões de Campinas




 PROGRAMA

1. Ponteio (Agalopado) (Danças Populares Brasileiras) – Celso Machado;

2. Canta, canta mais – Tom Jobim;

3. Rachaduras – Isadora Penna (para octeto de violões);

4. Odeon – Ernesto Nazareth (arr. para octeto de violões – Stephen Coffey Bolis);

5. Interior - André Batiston (para octeto de violões);

6. Quimera - Gabriel Falcão (para octeto de violões);

7. Zaira - Gabriel Falcão e Mateus F. Silvestre (para octeto de violões);

8. Paisaje Cubano con Lluvia – Leo Brouwer;

9. Imagem Carioca – Ricardo Tacuchian.

   Vencedora do 11º Concurso Internacional de Violão do Uruguai “Raúl Sánchez Clagett", a Camerata é formada por oito violonistas - Ana Lis Marum, Arthur Endo, Claryssa Padua, Felipe Macedo, Helder Tomas, Jonas Pellizzari, Stephen Bolis e Thiago Reimberg
   O grupo teve início em 2012, na Unicamp, e apresenta em seu programa repertório que abrange diversos gêneros musicais, dando enfoque a obras de compositores latino–americanos modernos, de caráter popular e erudito, além de incluir obras inéditas compostas especialmente para o grupo, originadas a partir do projeto "Encomendas". Ainda em 2012, foi contemplado pela 3ª edição do Programa Aluno-Artista, do Serviço de Apoio ao Estudante/SAE da Unicamp, através do qual recebeu bolsa para dar continuidade às atividades e promover concertos dentro da comunidade acadêmica. Em 2013, realizou a II Mostra de Violão de Campinas, uma série de seis concertos didáticos, apresentados em diversos espaços culturais da cidade. No mesmo ano, participou do 8º Seminário Internacional de Violão do Uruguai e integrou o quadro artístico do 14° Festival Internacional de Música do Uruguai “Eduardo Fabini”, apresentando-se na Sala de Eventos e Conferencias do Teatro Solís - Montevideo, na Casa del Autor de AGADU – Montevideo, e na Sala de Eventos do Parque Vacacional de AGADU - Atlántida. Em 2014, realizou a Série Mosaico, conjunto de quatro concertos com temáticas diferentes e distintas formações. 
   Ao longo deste período, recebeu orientações, realizou oficinas e masterclasses com importantes profissionais, tais como: Carlos Fiorini, Fabio Scarduelli, Daniel Murray, Gilson Antunes, Humberto Amorim, Gustavo Costa, Ricardo Tacuchian, Daniel Morgade (Peru), Romilio Orellana (Chile) e Luis Orlandini (Chile). Recentemente, desenvolveu a "Série: Violão na Unicamp", projeto contemplado pelo edital “PROAC Nº 25/2014 – Aprimoramento Técnico-Artístico”, que consistiu na realização de cinco workshops de violão para aperfeiçoamento técnico-artístico do grupo e de seus integrantes, participando de oficinas, concertos e masterclasses com os professores: Daniel Wolff, Edson Lopes, Fabio Zanon, Gustavo Costa e Mario Ulloa. 



http://tnb.art.br/rede/cameratacampinas 

* O recital será realizado no espaço da Escola de Artes do Paraná - FAP - endereço - quarta-feiras, dia 09/12 às 20:30 horas. Entrada FRANCA

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Concerto - Cláudio Menandro - Arpeggione e violão




PROGRAMA

- Franz Schubert - Sonata Arpeggione

- Jaime Zenamon - Reflexões nº 6 

- Cláudio Menandro - Polca

- Cláudio Menandro - Suite Brasileira para flauta e violão

* Cláudio Menandro (Arpeggione e violão); Fábio Scarduelli (Violão); Rafael Guimarães (Violão); Clayton Rodrigues (Flauta).


   Nascido em Salvador – BA, Cláudio Menandro iniciou ainda jovem seus estudos de violão. Participou de vários cursos que despertaram seu interesse pela música antiga. Começou seus estudos de viola da gamba no Rio de Janeiro com Myrna Herzog e se aperfeiçoou no Conservatório de Música Antiga de Genebra interpretando música barroca e renascentista com cursos de extensão em Basel, também na Suíça. Ainda naquele país, participou - com o violonista Daniel Erni - de vários concertos didáticos em escolas, patrocinados pela Prefeitura Municipal de Zurique, projeto que se repetiu por cinco anos.
Gravou seu primeiro disco Cláudio Menandro Interpreta (texto de apresentação de Henrique Pinto), em 1986 interpretando clássicos do repertório erudito para violão. Na ocasião do lançamento do disco, atuou como solista junto à Orquestra de Câmara da Rádio MEC (RJ). Paralelamente, aumenta seu interesse pela música brasileira e começa a tocar bandolim e cavaquinho em rodas de choro.

   Em 1987, gravou seu segundo disco Capelinha (texto de apresentação de Turíbio Santos), desta vez voltado exclusivamente para choros e valsas brasileiras.
Na Europa, em parceria com o violonista Ahmed-El-Salamouny e o percussionista brasileiro Gilson de Assis, formou o Projeto Três, tendo gravado três cds inteiramente consagrados à música brasileira (1991: CD Calunga; 1993: CD Aquarela; 1995: CD Samba Urbano, todos gravados em Munique , Alemanha).
Apresentou-se em duo com o cravista Edmundo Hora (Campinas SP) com um repertório de música barroca francesa, e com o pianista João Carlos Assis Brasil, numa temporada na Sala Funarte – RJ.

   Em 1997, a convite da Embaixada do Brasil no Peru, apresentou-se em Lima, no Instituto Cultural Peruano Norte Americano Miraflores, com o violonista peruano Denys Bernard.
Em 1999, realizou, com o violonista Marcus Llerena, uma turnê na Europa, incluindo França, Suíça e Alemanha levando o show “De Bach a Pixinguinha”, em que percorriam várias épocas e estilos musicais.
Em 2002, lançou o cd “Sombra e Água Fresca” (texto de apresentação de Luiz Otávio Braga) inteiramente com composições próprias e participação especial do clarinetista Paulo Sérgio.

   Em 2005, participou da programação do “Ano do Brasil na França” fazendo cinco shows em Paris com o grupo “Três no Choro”. Ainda neste ano, a convite do Itamaraty, apresentou-se e ministrou workshop em Gana, na África.
Apresentou-se em concerto com a Camerata Antiqua de Curitiba, tocando viola da gamba na “Paixão Segundo São Mateus”, de J.S.Bach.
Em 2006, lançou seu segundo cd, “Descansado” (texto de apresentação de Paulo Bellinati), também dedicado a suas composições e contando com a participação especial do clarinetista Proveta.

   Paralelamente, integrou, de 2001 a 2005, como instrumentista e assistente de direção, a Orquestra À Base de Corda de Curitiba, dividindo o palco com artistas como Mônica Salmazo, Dominguinhos, Roberto Correa e outros.

   Em dezembro de 2006 lançou o CD “Tributo a Waltel Branco” (texto de apresentação de Roberto Menescal), trabalho voltado para a obra violonística do grande músico paranaense.
Tem participado, como professor, das Oficinas de Música de Curitiba e de outras cidades no interior do estado.

   Em junho/julho de 2007 fez uma turnê pelo Brasil com o clarinetista Paulo Moura, através do projeto CIRCULAR BRASIL, patrocinado pela Petrobrás e dirigido por Marcelo Guima. O projeto percorreu as cidades de São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Campinas e Recife.

   Em novembro de 2008, em Curitiba, publicou o livro de partituras “A Obra Para Violão de Waltel Branco”; nesse projeto (idealizado pelo produtor cultural Álvaro Collaço e patrocinado pela Fundação Cultural de Curitiba), Cláudio selecionou o repertório e fez toda a revisão musical.

   Em 2009 se apresentou em Porto Alegre ao lado dos violonistas Ulisses Rocha e Paulo Porto Alegre num programa dedicado exclusivamente à obra do compositor e maestro Waltel Branco.

   Em janeiro de 2010 fez uma apresentação solo (voz e violão) no auditório Bharat Nivas em Auroville, Índia.

   Ainda em janeiro de 2010, por ocasião da Oficina de Música de Curitiba, lançou o “Choro Brasileiro”, álbum de partituras com 50 composições suas, entre choros, baiões, valsas, polcas, maxixes, etc. num projeto patrocinado pela Fundação Cultural de Curitiba.
Publicou também em 2010 o álbum “50 Pequenos Estudos para Cavaquinho”, de sua autoria, trabalho pioneiro para este instrumento.

   Seu último trabalho publicado – janeiro de 2011 - foi o álbum “15 Estudos Para Violão” com texto de apresentação assinado pelo violonista Fábio Zanon.
Atualmente é professor do Conservatório de MPB de Curitiba, cidade onde se radicou no ano 2000.

   Seus próximos projetos incluem a gravação do CD “Choro Curitibano” (pesquisa e coletânea da obra dos “chorões” curitibanos), um segundo CD dedicado à obra para violão de Waltel Branco e um CD de canções feito em parceria com os letristas Marcelo Sandmann e Benito Rodriguez.


* O concerto será realizado no Museu Guido Viaro - endereço - terça-feira, dia 08/12 às 20:30 horas. Entrada FRANCA

sábado, 10 de outubro de 2015

Concerto de Encerramento - Nicolas de Souza Barros: violão de oito cordas


PROGRAMA


- Maurice Ravel - Pavane pour une infante defunte *

- J. S. Bach - Chaconne (BWV 1004) *  

- Marco Pereira - Elegia (versão em Mi menor: N. S. Barros)

- Ernesto Nazareth - Coração que sente (valsa) *           
                               - Carioca (tango) * 

- Isaac Albéniz      - Evocación *

                              - El Albacin *

- Claude Debussy - Arabesque No. 1 *

                              - La Fille aux cheveux de lin * 

                              - Clair de lune *
- Ernesto Nazareth - Batuque (grande tango característico) *

*: arranjos de Nicolas de Souza Barros 
Violão: Sergio Abreu, Rio de Janeiro, 2015


   Doutor em Música (UNIRIO – 2008), Nicolas de Souza Barros é um conceituado especialista brasileiro de instrumentos eruditos de cordas dedilhadas, como os violões de oito e seis cordas, alaúdes diversos, vihuela e guitarra barroca. Na sua tese de doutorado "Tradição e Inovação no Estudo da Velocidade Escalar do Violão”, criou um modelo de digitação integrando técnicas heterodoxas dos últimos quinhentos anos de execução de cordofonistas. Dedica-se a partir de 2004 ao violão de oito cordas de afinação expandida (com a primeira corda afinada em Lá 3), para o qual está criando um repertório novo composto por arranjos de obras originais para outros instrumentos e lançando em 2014 o CD Ernesto Nazareth por Nicolas de Souza Barros – violão de oito cordas

   Desde 1990, é professor de violão clássico e matérias conexas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), também atuando no programa do recém criado Mestrado Profissional em Música da mesma instituição (PROEMUS). Seus alunos de Bacharelado tem tido atuação destacada em concursos e instituições nacionais e estrangeiras, e muitos são atualmente professores de importantes instituições federais e estaduais. Integra o conhecido conjunto de música antiga Quadro Cervantes (2 CDs), e tem desempenho profícuo como concertista, camerista e docente. É desde 2001 o Diretor Artístico da Associação de Violão do Rio (AV-Rio), ajudando a organizar centenas de eventos, entre os quais quinze concursos e três CDs coletivos. Estreou dezenas de obras para violão (estreias nacionais e mundiais), tocando em diversas Bienais de Música e colaborando com compositores como Edino Krieger, Ricardo Tacuchian, Alexandre Eisenberg, Nicanor Teixeira, Arthur Verocai, Pauxy Gentil-Nunes, J. Orlando Alves e Luiz Otávio Braga. Lança em 2015 o CD Ravel e Debussy: Imagens, também voltada às suas transcrições de obras pianísticas para o violão de 8 cordas. 



* O Concerto de encerramento será realizado no Teatro Rafael Greca - endereço, sábado, dia 12/12 às 20:30 horas. Entrada FRANCA

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Palestra - Novas tendências na mão direita do violão clássico pós-moderno: escalas heterodoxas e ornamentos com cordas cruzadas - Dr. Nícolas de Souza Barros

   Métodos dos últimos 50 anos, algumas partituras e fartas evidências no You-Tube comprovam a hipótese de que violonistas da atualidade estão incorporando crescentemente as digitações heterodoxas na resolução de escalas em velocidade. Estas são baseadas em células não binárias (como a-m-i ou p-m-i); o norte-americano C. F. E. Fiset e Narciso Yepes foram pioneiros importantes. Outros gestos inovadores estão sendo igualmente integrados, como os toques escovados (baseado no termo “brush stroke” do inglês), as escalas em campanella e a performance ornamental usando técnicas arpejadas. 
   Na palestra, o ministrante irá exemplificar as suas pesquisas sobre estes elementos técnicos a partir das suas escolhas para a performance da Chaconne BWV 1004 de J. S. Bach.

   Doutor em Música (UNIRIO – 2008), Nicolas de Souza Barros é um conceituado especialista brasileiro de instrumentos eruditos de cordas dedilhadas, como os violões de oito e seis cordas, alaúdes diversos, vihuela e guitarra barroca. 
    Na sua tese de doutorado "Tradição e Inovação no Estudo da Velocidade Escalar do Violão”, criou um modelo de digitação integrando técnicas heterodoxas dos últimos quinhentos anos de execução de cordofonistas. 
   Dedica-se a partir de 2004 ao violão de oito cordas de afinação expandida (com a primeira corda afinada em Lá 3), para o qual está criando um repertório novo composto por arranjos de obras originais para outros instrumentos e lançando em 2014 o CD Ernesto Nazareth por Nicolas de Souza Barros – violão de oito cordas
   Desde 1990, é professor de violão clássico e matérias conexas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), também atuando no programa do recém criado Mestrado Profissional em Música da mesma instituição (PROEMUS). Seus alunos de Bacharelado tem tido atuação destacada em concursos e instituições nacionais e estrangeiras, e muitos são atualmente professores de importantes instituições federais e estaduais. 
   Integra o conhecido conjunto de música antiga Quadro Cervantes (2 CDs), e tem desempenho profícuo como concertista, camerista e docente. É desde 2001 o Diretor Artístico da Associação de Violão do Rio (AV-Rio), ajudando a organizar centenas de eventos, entre os quais quinze concursos e três CDs coletivos. Estreou dezenas de obras para violão (estreias nacionais e mundiais), tocando em diversas Bienais de Música e colaborando com compositores como Edino Krieger, Ricardo Tacuchian, Alexandre Eisenberg, Nicanor Teixeira, Arthur Verocai, Pauxy Gentil-Nunes, J. Orlando Alves e Luiz Otávio Braga. 
   Lança em 2015 o CD Ravel e Debussy: Imagens, também voltada às suas transcrições de obras pianísticas para o violão de 8 cordas. 

* A palestra será realizada dia 11/12 às 16:30 horas na sede da EMBAP.

Mini-Curso: Análise Musical aplicada ao repertório do violão - Dr. Orlando Fraga

   Ministrado pelo Prof. Dr. Orlando Fraga, o Mini-Curso: Análise Musical aplicada ao repertório do violão será realizado dias 07 e 08/12 das 14:00 às 15:00 horas na EMBAP.

   Neste curso serão abordadas as principais ferramentas de análise musical, com o intuito de explicar como a música funciona, particularmente no que diz respeito ao repertório violonístico.

   Prof. Dr. Orlando Fraga estudou no Conservatório Universitário de Música de Montevidéu (Uruguai). Mestre pela The University of Western Ontario (Canadá) e Doutor em Performance (D.M.A) pela Eastman School of Music da Universidade de Rochester, NY (USA). Como professor de violão, atuou nos principais eventos do país. Criou e dirigiu o Festival de Música Nova (6 edições), Seminário de Violão de Curitiba (8 edições), Ciclo de Violão de Curitiba (9 edições), Simpósio Acadêmico de Violão da Embap (3 edições). Em 2006 lançou o livro 10 Estudos Simples para Violão de Leo Brouwer: análise técnico-interpretativa, pela Editora DeArtes da UFPr. Em 2011, lança pela Eduel, o livro Progressão Linear - uma breve introdução à teoria de Schenker.

O mini-curso será realizado dias 07 e 08/12 das 14:00 às 15:00 horas na sede da EMBAP.

Cerimônia de Abertura - Concerto John Mills



Programa

Six Pieces in Modo Polonico                          



Alexandre TANSMAN (1897-1986)
Preludio
Hans HAUG (1900-67)
Sevillanas (Fantasia)                                  
Joaquin TURINA (1882-1949)

Danza Espanola No.10                                

Enrique GRANADOS (1867-1916)
Suite No.1 BWV 1007      
1. Prelude                                                                                                         
 2. Allemande                                                                                                      
 3. Courante                                                                                                           
 4. Sarabande                                                                                                       
 5. Minuets I & II                           
6. Gigue
                         
J.S. BACH  (1685-1750)

Intervalo


Variations on a Venezuelan Children's Song   
Antonio LAURO (1917-86)

Largo Assai & Minuet                                

Joseph HAYDN (1732-1809)
Sonata No.1 (Las Campanas)                            
1. DialogasCriollos                                                                                                                                
2.  Cancion                                                                                                              
3.  Son (Dance)

Ernesto GARCIA de LEON (b.1952)
Nascido em Kingston upon Thames, região da Grande Londres, em 1947, John Mills iniciou seus estudos de violão aos nove anos de idade, sendo inicialmente autodidata. Mais tarde estudou no “Spanish Guitar Center” em Londres. Em 1966, passou a estudar em tempo integral no “Royal College of Music” durante três anos sob a cátedra de John Williams. No verão de 1968, ganha subsídio do Governo espanhol e viaja para a Espanha para participar das famosas master-classes dadas pelo lendário Andres Segovia, realizadas em Santiago de Compostela. Dois anos depois, toca em master-classes dadas por Julian Bream na “University of Warwick”.

Trabalhou grande parte do tempo como solista durante a década de 1970 e início de 1980, período em que participou de grande número de programas de rádio para a “BBC Radio 2, 3 e 4”, também gravou vários álbuns em LP, e se apresentou em mais de 25 países. John Mills foi professor de violão no “Royal College of Music Junior Department” durante vários anos na década de 1970 e coordenador de violão na “Nelson School of Music”, Nova Zelândia 1985-88, depois aceitou oferta de uma cátedra na “Royal Academy of Music”, em Londres, cargo que ocupou por 20 anos. Além disso, em 1992, foi convidado para se tornar o coordenador de violão do “Royal Welsh College of Music & Drama”, em Cardiff, cargo que ocupou até aposentar-se em julho de 2014.


John Mills lançou em 2012 um DVD sobre a técnica de Tarrega/Segovia, com CD duplo intitulado "Segovia - The Ramirez Years ", lançado mundialmente no final de 2013, este recebe classificação dupla de cinco estrelas pela BBC. Outra gravação sobre música espanhola e latino-americana está agendada para lançamento no verão de 2016.


* A cerimônia de abertura ocorrerá no Theatro Cine Glóriah - endereço, domingo, dia 06/12 às 19:00 horas. Entrada FRANCA

segunda-feira, 7 de setembro de 2015


VIII Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP/UNESPAR
(Homenagem a Isaías Sávio)
Curitiba, 06 a 12 de dezembro de 2015


O Simpósio Acadêmico de Violão da Embap/Unespar constitui espaço privilegiado para o intercâmbio violonístico em âmbito nacional e internacional. É o maior evento científico dedicado ao Violão em todo o Brasil, e tem crescido a cada edição. No último evento, em 2013, tivemos 35 trabalhos científicos que foram apresentados em forma de Comunicação durante a semana, além de terem sido posteriormente publicados em Anais. Assim, o Simpósio  tem se destacado por concretizar a divulgação de pesquisa e reflexão sobre o violão, seu repertório, perspectivas de ensino, intersecções com a estética e história, entre outras temáticas. 
Esse ano, em sua oitava edição, o evento homenageia o compositor, professor e violonista Isaías Sávio, uruguaio naturalizado brasileiro, que é lembrado em memória dos 115 anos de seu nascimento. Sávio foi o principal responsável pela sistematização do ensino de violão no Brasil, propiciando grande divulgação do instrumento e também contribuindo para o surgimento de inúmeros professores e violonistas de destaque. Além de professor com numerosos métodos para violão, foi também um compositor com 115 obras, e um intérprete com inúmeras turnês a fim de divulgar o violão em nosso país.
Dessa maneira, podemos dividir a produção de Isaías Sávio em três grandes áreas: educação, performance e composição. Como educador, publicou dezenas de títulos, incluindo "Escola moderna do violão" em dois volumes, cinco cadernos com "Complemento da Técnica Violonística", sete álbuns de "Estudos" para violão e outros sete álbuns com obras consagradas na literatura violonística que chamou de "Coleção de Peças Clássicas", um método sobre "Efeitos Violonísticos e Modo de Execução dos Ornamentos Musicais", além de outro método de  "Técnica e exercícios para o aperfeiçoamento do violão", entre outros. 
Como intérprete, aos 24 anos, Sávio já era considerado um dos melhores expoentes do violão uruguaio, realizando turnês no Uruguai e Argentina. Aos 32 anos, já no Brasil, o violonista é aclamado pela crítica como um dos grandes virtuoses do violão. Em seus recitais, sua faceta de compositor sempre era apresentada, sendo que seus últimos grandes concertos públicos eram quase totalmente compostos por obras de sua autoria.
Essas três áreas que fizeram parte da vida do homenageado, ou seja, pedagogia do instrumento, práticas interpretativas e composição, vão ao encontro dos temas do Simpósio de Violão de 2015. Esse ano, o evento está estruturado em uma programação que envolve qualificada agenda de concertos gratuitos abertos a toda a comunidade, masterclasses com renomados professores e violonistas, palestras, apresentação de comunicações por estudantes de graduação e pós-graduação, publicação de anais dedicado ao violão, workshops, mesa-redonda, mini-cursos, orquestra de violões, recitais comunitários em escolas, asilos e hospitais e oficinas de iniciação ao violão abertas a comunidade em geral. Estão todos convidados.
Fernando Aguera
Coordenador Geral