quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Convidados - Palestra e Mesa Redonda com Amália Ramirez




   Nos dias 07 e 08/12 o VIII Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP tem a honra da participação de Amália Ramirez. Natural de Madri, Amália iniciou sua aprendizagem na arte da luteria sob a supervisão de seu pai, José Ramirez.

   Amália ministrará:

- Dia 07/12 - Palestra - 16:30 - Local: EMBAP;

- Dia 08/12 - Mesa redonda - 16:30 - Local: EMBAP;

   Como convidados, os lutiers e professores do Curso Superior de Tecnologia em Luteria  (UFPR) Leandro Mombach e Rodrigo Mateus Pereira participarão da palestra e mesa redonda.






Rodrigo Mateus Pereira,

professor do Curso Superior de Tecnologia em Luteria da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Luthier e proprietário da M&P Comércio e Manutenção de Instrumentos Musicais. Mestre e doutorando em Design no PPGDesign da UFPR. Pesquisa técnicas e tecnologia na luteria, histórico da fabricação de instrumentos no Brasil e cultura e design da guitarra elétrica.











Leandro Mombach,

no ano de 1988 iniciou seus estudos na escola Maestri Liutai di Gubbio na Umbria - Itália sob a orientação do premiado Maestro Guerriero Spataffi.

   Em 1989, participa da 2º Amostra Concorso di Liuteria di Baveno, província de Novara - Itália, Obtendo certificado de participação e referência como maestro liutaio.

   Em 1990, participa na cidade de Bagna Cavallo - Ravenna, do 11º Concorso Giovani Liutai, obtendo certificado de participação e a classificação entre os primeiros finalistas, com um violino que representou a escola.

   Ainda em 1990, seu histórico foi incluído pelo professor e liutólogo Gualtiero Nicolinni, no catálogo internacional de construtores intitulado: Liutai Italiani dal Ottocento ai Nostri Giorni, sezione - Liutai stranieri operanti in Itália.


   Em 1991, concluído seus estudos em Gubbio, continuou suas pesquisas com instrumentos antigos até 1993, ano de seu retorno ao Brasil e decidido por Curitiba como área de atuação.

   Em 2012 tornou-se professor no Curso Superior de Tecnologia em Luteria Universidade Federal do Paraná. Dedicando-se a lecionar e pesquisar novos materiais e processos de acústica em instrumentos musicais de cordas modernos.

   Além de suas atividades de construtor e restaurador, desenvolve em conjunto com órgãos públicos e privados, projetos de pesquisa com instrumentos musicais, acústica liutaia, restauração museológica e projetos de cunho social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário