terça-feira, 13 de outubro de 2015

Concerto - Cláudio Menandro - Arpeggione e violão




PROGRAMA

- Franz Schubert - Sonata Arpeggione

- Jaime Zenamon - Reflexões nº 6 

- Cláudio Menandro - Polca

- Cláudio Menandro - Suite Brasileira para flauta e violão

* Cláudio Menandro (Arpeggione e violão); Fábio Scarduelli (Violão); Rafael Guimarães (Violão); Clayton Rodrigues (Flauta).


   Nascido em Salvador – BA, Cláudio Menandro iniciou ainda jovem seus estudos de violão. Participou de vários cursos que despertaram seu interesse pela música antiga. Começou seus estudos de viola da gamba no Rio de Janeiro com Myrna Herzog e se aperfeiçoou no Conservatório de Música Antiga de Genebra interpretando música barroca e renascentista com cursos de extensão em Basel, também na Suíça. Ainda naquele país, participou - com o violonista Daniel Erni - de vários concertos didáticos em escolas, patrocinados pela Prefeitura Municipal de Zurique, projeto que se repetiu por cinco anos.
Gravou seu primeiro disco Cláudio Menandro Interpreta (texto de apresentação de Henrique Pinto), em 1986 interpretando clássicos do repertório erudito para violão. Na ocasião do lançamento do disco, atuou como solista junto à Orquestra de Câmara da Rádio MEC (RJ). Paralelamente, aumenta seu interesse pela música brasileira e começa a tocar bandolim e cavaquinho em rodas de choro.

   Em 1987, gravou seu segundo disco Capelinha (texto de apresentação de Turíbio Santos), desta vez voltado exclusivamente para choros e valsas brasileiras.
Na Europa, em parceria com o violonista Ahmed-El-Salamouny e o percussionista brasileiro Gilson de Assis, formou o Projeto Três, tendo gravado três cds inteiramente consagrados à música brasileira (1991: CD Calunga; 1993: CD Aquarela; 1995: CD Samba Urbano, todos gravados em Munique , Alemanha).
Apresentou-se em duo com o cravista Edmundo Hora (Campinas SP) com um repertório de música barroca francesa, e com o pianista João Carlos Assis Brasil, numa temporada na Sala Funarte – RJ.

   Em 1997, a convite da Embaixada do Brasil no Peru, apresentou-se em Lima, no Instituto Cultural Peruano Norte Americano Miraflores, com o violonista peruano Denys Bernard.
Em 1999, realizou, com o violonista Marcus Llerena, uma turnê na Europa, incluindo França, Suíça e Alemanha levando o show “De Bach a Pixinguinha”, em que percorriam várias épocas e estilos musicais.
Em 2002, lançou o cd “Sombra e Água Fresca” (texto de apresentação de Luiz Otávio Braga) inteiramente com composições próprias e participação especial do clarinetista Paulo Sérgio.

   Em 2005, participou da programação do “Ano do Brasil na França” fazendo cinco shows em Paris com o grupo “Três no Choro”. Ainda neste ano, a convite do Itamaraty, apresentou-se e ministrou workshop em Gana, na África.
Apresentou-se em concerto com a Camerata Antiqua de Curitiba, tocando viola da gamba na “Paixão Segundo São Mateus”, de J.S.Bach.
Em 2006, lançou seu segundo cd, “Descansado” (texto de apresentação de Paulo Bellinati), também dedicado a suas composições e contando com a participação especial do clarinetista Proveta.

   Paralelamente, integrou, de 2001 a 2005, como instrumentista e assistente de direção, a Orquestra À Base de Corda de Curitiba, dividindo o palco com artistas como Mônica Salmazo, Dominguinhos, Roberto Correa e outros.

   Em dezembro de 2006 lançou o CD “Tributo a Waltel Branco” (texto de apresentação de Roberto Menescal), trabalho voltado para a obra violonística do grande músico paranaense.
Tem participado, como professor, das Oficinas de Música de Curitiba e de outras cidades no interior do estado.

   Em junho/julho de 2007 fez uma turnê pelo Brasil com o clarinetista Paulo Moura, através do projeto CIRCULAR BRASIL, patrocinado pela Petrobrás e dirigido por Marcelo Guima. O projeto percorreu as cidades de São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Campinas e Recife.

   Em novembro de 2008, em Curitiba, publicou o livro de partituras “A Obra Para Violão de Waltel Branco”; nesse projeto (idealizado pelo produtor cultural Álvaro Collaço e patrocinado pela Fundação Cultural de Curitiba), Cláudio selecionou o repertório e fez toda a revisão musical.

   Em 2009 se apresentou em Porto Alegre ao lado dos violonistas Ulisses Rocha e Paulo Porto Alegre num programa dedicado exclusivamente à obra do compositor e maestro Waltel Branco.

   Em janeiro de 2010 fez uma apresentação solo (voz e violão) no auditório Bharat Nivas em Auroville, Índia.

   Ainda em janeiro de 2010, por ocasião da Oficina de Música de Curitiba, lançou o “Choro Brasileiro”, álbum de partituras com 50 composições suas, entre choros, baiões, valsas, polcas, maxixes, etc. num projeto patrocinado pela Fundação Cultural de Curitiba.
Publicou também em 2010 o álbum “50 Pequenos Estudos para Cavaquinho”, de sua autoria, trabalho pioneiro para este instrumento.

   Seu último trabalho publicado – janeiro de 2011 - foi o álbum “15 Estudos Para Violão” com texto de apresentação assinado pelo violonista Fábio Zanon.
Atualmente é professor do Conservatório de MPB de Curitiba, cidade onde se radicou no ano 2000.

   Seus próximos projetos incluem a gravação do CD “Choro Curitibano” (pesquisa e coletânea da obra dos “chorões” curitibanos), um segundo CD dedicado à obra para violão de Waltel Branco e um CD de canções feito em parceria com os letristas Marcelo Sandmann e Benito Rodriguez.


* O concerto será realizado no Museu Guido Viaro - endereço - terça-feira, dia 08/12 às 20:30 horas. Entrada FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário