quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Palestra: Amalia Ramírez: The Ramírez Dynasty of Guitar Makers

Palestra:


"The Ramírez Dynasty of Guitar Makers" com Amalia Ramírez (Espanha)


Amalia Ramírez:


Natural de Madri, Amalia iniciou sua aprendizagem na arte da luteria sob a supervisão de seu pai em 1976. Anos mais tarde começa a ajudar seu irmão Jose Ramírez IV na reestruturação e gerenciamento do workshop trazendo um novo visual para os negócios da família. O trabalho era igualmente dividido entre os dois. José Enrique se dedicava inteiramente ao atelier enquanto Amalia lidava dos aspectos comerciais. Amalia também começa a construir violões depois de estabelecer o atelier novamente em General Margallo.

A mudança real ocorreu no inicio de 1993 quando eles retornaram a ideia original de um atelier reduzido e uma produção limitada. “Hoje todos os nossos violões profissionais são vendidos. Eles podem ser adquiridos em nossa loja em Madri ou através de nossos distribuidores espalhados por todo o mundo.” No verão de 1995, a loja se mudou de Concepción Jerónima n.2, para a rua La Paz n.8, muito próximo da antiga loja.

Após a morte de seu irmão em Junho de 2000, Amalia Ramírez tomou conta da direção dos negócios, dividindo seu tempo entre o atelier, o escritório e a loja. Ela também inspeciona os violões feitos no atelier, tanto durante quanto no fim do processo de construção.

O time da Casa Ramírez atualmente compreende onze pessoas, incluindo Amalia Ramírez, Cristina Ramírez e José Enrique Ramírez.

Desde que começou a dirigir os negócios, Amalia passou a investigar abordagens no processo de fabricação de violões, que começou com diferentes análise de moldes e leques dos violões, e também utilizando novos materiais para aumentar a projeção. O trabalho é lento, não apenas porque cada investigação necessita um grande investimento em termos de tempo, mas também porque ela tem que conciliar com a correria de todos os outros aspectos dos negócios. 


Amalia já projetou vários diferentes modelos, incluindo a SPR, que é um violão intermediário entre o modelo estudante e o profissional. Também apresentou recentemente um novo violão semiprofissional muito especial, com qualidade superior ao SRP, que é o modelo Conservatório, completamente artesanal manufaturado em seu atelier. Esse modelo utiliza um novo conceito de construção para reduzir custos e torná-lo mais acessível para violonistas que estão procurando por um instrumento de alta qualidade mas com um preço mais baixo do que o modelo Traditional e o resto dos violões profissionais Ramírez. Possui um design elegante e minimalista com ornamentos muito simples, além de ser muito confortável para tocar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário