quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Concerto - Maurício Orosco





PROGRAMA

. Sonha Iaiá (Cenas Brasileiras Vol. 1)
. Hesitação
. Improvisos (Cenas Brasileiras Vol. 3)
. Palmeiras do Brasil
. Vals Scherzo
. Evocación del Rancho
. Variações de Gato
. Pericón
. Páginas d’Album II
. Prelúdio n.1
. Estudo n.  14
. Pequeña Romanza
. Prelúdio Pitoresco n. 6 (Ternura)
. Prelúdio Pitoresco n. 1 (Crepúsculo)
. Prelúdio Pitoresco n. 2 (Retrato)
. Tango Brasileiro
. Agogô (Cenas Brasileiras Vol. 1)                      
. Batucada (Cenas Brasileiras Vol. 1) – Isaias Sávio



   Maurício Orosco é professor de violão do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia desde 2003, tendo passado por breve período na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em 2004. Natural de Presidente Prudente (SP), iniciou sua formação violonística com Ademir Faccioli. Na Universidade de São Paulo cursou o bacharelado em música/violão com orientação de Edelton Gloeden. Tornou-se mestre em 2002 (com bolsa FAPESP) e doutor em música em 2013 (com bolsa CAPES) pela mesma universidade, sendo orientado por Flávia Camargo Toni e Rubens Russomano Ricciardi, respectivamente.  

   Como pesquisador, sua tese de doutorado apresenta uma edição crítica do Concerto para violão e orquestra de Francisco Mignone a partir das sugestões de Sérgio Abreu para a parte solística e do confronto entre as fontes primárias da obra. Sua dissertação abordou as composições de Isaias Sávio, analisando este repertório e gravando parte representativa em CD não comercial financiado pela FAPESP.  

   Como compositor, seu primeiro CD completamente autoral Maurício Orosco - Da Própria Lavra - Volume 1 apresenta uma síntese de sua produção até 2010. Suas composições têm sido tocadas por diversos violonistas bem como estudadas no meio acadêmico. 
  
  Atualmente sua ênfase como instrumentista abrange atuações como solística e camerista, conciliando performance e pesquisa nos mais diversos eventos artísticos, científicos e em projetos sociais. Atua também no recém instaurado Mestrado em Música do Curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia, na linha de pesquisa “processos analíticos, criativos, interpretativos e historiográficos em música”.

* O recital será realizado no espaço Museu Guido Viaro - clique aqui para ver o endereço - sexta-feira, dia 11/12 às 20:30 horas. Entrada FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário