ARTIGOS APROVADOS PARA COMUNICAÇÃO E PUBLICAÇÃO NOS ANAIS
O VIII Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP torna pública a lista de artigos aceitos para comunicação
no evento. São 30 comunicações, de autores das 5 regiões do país, abrangendo as diversas subáreas
da pesquisa tendo o violão como o centro do debate e da investigação. Os artigos foram avaliados por um corpo de
pareceristas de diversas universidades brasileiras.
Artigos aprovados:
Autor
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Título
do Artigo
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Alessandro Pereira
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Isaias
Sávio e o violão para as crianças
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Alexandre Alves
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Aplicação dos modelos teóricos de Swanwick na
performance do violão erudito
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Alexandre Azevedo
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Leitura de tablaturas de vihuela ao violão:
relato de pesquisa
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Bruno Madeira
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Catálogo do repertório para violão preparado
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Cauã Canilha
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Estudo
Op.60 n.2 de Matteo Carcassi: estudo de recursos mecânico-instrumentais
básicos
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Christhian Breschizza
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Chaconne
BWV 1004 de J.S. Bach e a transcrição Abel Carlevaro frente as de Andrés
Segovia e Gustavo Costa: análise comparativa de procedimentos representativos
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Dayane Battisti
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Só nata brasileira nº 1 de Waltel Branco: uma
análise Schenkeriana
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Edson Figueiredo
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Gênero,
formação e trabalho: um survey com professores de violão
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Emanuel Nunes
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Um olhar sobre a história da
atividade violonística em Teresina
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Fernanda Krüger
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A
metodologia de ensino coletivo do violão no Projeto Prelúdio: uma construção
coletiva
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Filipe Marlon
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Um
estudo de abordagem didática da pestana na iniciação ao violão sob a ótica da
neutralização técnica e da motivação
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Ismael Mesquita
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O Idiomatismo na Obra para Violão
Solo de Sebastião Tapajós
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Jean Carlos Gomes
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Estudo da viabilidade de arranjos didáticos como
ferramenta no ensino coletivo de violão
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Jefrey Andrade
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O
violão como pequena orquestra: Uma proposta interpretativa sobre a Fantasia
Op. 30 de Fernando Sor
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João Raone
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Estudo Comparado das Flutuações de
Andamento em Quatro Gravações de Du Schönes Bächlein para violão solo de Hans
Werner Henze
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Jorge Peculas
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Violão
na Educação Básica: Através do Ensino Coletivo, da Rítmica Dalcloziana e
Tablatura Rítmica
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José Jarbas
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REVISTA O VIOLÃO: Um projeto de visão de mundo na
Primeira República
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Kleber Alexandre
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Performance
– Gumbrecht: conceito de acoplagem
/acompanhamento de canção
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Leandro Quintério
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Estratégias
para organização da prática individual do violonista
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Maurício Mendonça
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Otimizando
a performance violonística: considerações sobre práticas mentais entre
violonistas
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Rafael Iravedra
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Campero de las Cinco Piezas para guitarra de Astor
Piazzolla. Análisis de cuatro grabaciones basadas en el manuscrito.
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Rafael Thomaz
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O
violão popular brasileiro: procurando possíveis definições
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Renan Simões
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O
processo de revisão da peça Aberturinhazinha, para violão solo, de Marcelo
Rauta
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Renato Mendes
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O tempo musical na obra Tetragrammaton XIII, de
Roberto Victorio
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Roberto Froes
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Performance e Interpretação
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Rodrigo Olivarez
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Malambo de Salvador Amato: técnicas
instrumentais da música folclórica argentina em um arranjo para contrabaixo e
violão
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Ronildo Freire
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Uma síntese histórica sobre o violão na cidade de
Mossoró-RN
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Stanley Fernandes
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Estudo
11 para violão de Heitor Villa-Lobos: uma macro análise
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Ponteado
de Antônio José Madureira: uma concepção interpretativa sobre a ótica da
Música Armorial
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Victor Polo
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O
violão “Audaz” de Toninho Horta: um olhar sobre suas aberturas de acordes
formadas através do uso de pestanas com os dedos 2, 3 e 4
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Clique nas imagens abaixo para ver a lista completa:
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