quinta-feira, 5 de novembro de 2015


ARTIGOS APROVADOS PARA COMUNICAÇÃO E PUBLICAÇÃO NOS ANAIS


O VIII Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP torna pública a lista de artigos aceitos para comunicação no evento. São 30 comunicações, de autores das 5 regiões do país, abrangendo as diversas subáreas da pesquisa tendo o violão como o centro do debate e da investigação. Os artigos foram avaliados por um corpo de pareceristas de diversas universidades brasileiras.
 
Artigos aprovados:
Autor
Título do Artigo
Alessandro Pereira
Isaias Sávio e o violão para as crianças
Alexandre Alves
Aplicação dos modelos teóricos de Swanwick na performance do violão erudito
Alexandre Azevedo
Leitura de tablaturas de vihuela ao violão: relato de pesquisa
Bruno Madeira
Catálogo do repertório para violão preparado
Cauã Canilha
Estudo Op.60 n.2 de Matteo Carcassi: estudo de recursos mecânico-instrumentais básicos
Christhian Breschizza
Chaconne BWV 1004 de J.S. Bach e a transcrição Abel Carlevaro frente as de Andrés Segovia e Gustavo Costa: análise comparativa de procedimentos representativos
Dayane Battisti
Só nata brasileira nº 1 de Waltel Branco: uma análise Schenkeriana
Edson Figueiredo
Gênero, formação e trabalho: um survey com professores de violão
Emanuel Nunes
Um olhar sobre a história da atividade violonística em Teresina
Fernanda Krüger
A metodologia de ensino coletivo do violão no Projeto Prelúdio: uma construção coletiva
Filipe Marlon
Um estudo de abordagem didática da pestana na iniciação ao violão sob a ótica da neutralização técnica e da motivação
Ismael Mesquita
O Idiomatismo na Obra para Violão Solo de Sebastião Tapajós
Jean Carlos Gomes
Estudo da viabilidade de arranjos didáticos como ferramenta no ensino coletivo de violão
Jefrey Andrade
O violão como pequena orquestra: Uma proposta interpretativa sobre a Fantasia Op. 30 de Fernando Sor
João Raone
Estudo Comparado das Flutuações de Andamento em Quatro Gravações de Du Schönes Bächlein para violão solo de Hans Werner Henze
Jorge Peculas
Violão na Educação Básica: Através do Ensino Coletivo, da Rítmica Dalcloziana e Tablatura Rítmica
José Jarbas
REVISTA O VIOLÃO: Um projeto de visão de mundo na Primeira República
Kleber Alexandre
Performance – Gumbrecht:  conceito de acoplagem /acompanhamento de canção
Leandro Quintério
Estratégias para organização da prática individual do violonista
Maurício Mendonça
Otimizando a performance violonística: considerações sobre práticas mentais entre violonistas
Rafael Iravedra
Campero de las Cinco Piezas para guitarra de Astor Piazzolla. Análisis de cuatro grabaciones basadas en el manuscrito.
Rafael Thomaz
O violão popular brasileiro: procurando possíveis definições
Renan Simões
O processo de revisão da peça Aberturinhazinha, para violão solo, de Marcelo Rauta
Renato Mendes
O tempo musical na obra Tetragrammaton XIII, de Roberto Victorio
Roberto Froes
Performance e Interpretação
Rodrigo Olivarez
Malambo de Salvador Amato: técnicas instrumentais da música folclórica argentina em um arranjo para contrabaixo e violão
Ronildo Freire
Uma síntese histórica sobre o violão na cidade de Mossoró-RN
Stanley Fernandes
Estudo 11 para violão de Heitor Villa-Lobos: uma macro análise
Stephen Bolis
Ponteado de Antônio José Madureira: uma concepção interpretativa sobre a ótica da Música Armorial
Victor Polo
O violão “Audaz” de Toninho Horta: um olhar sobre suas aberturas de acordes formadas através do uso de pestanas com os dedos 2, 3 e 4

Clique nas imagens abaixo para ver a lista completa:






Nenhum comentário:

Postar um comentário