sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Palestra "Naqueles novos tempos: Garoto, Radamés e as transformações no violão solista brasileiro" - Luciano Lima



 Radamés Gnattali e o Violão de Concerto – Uma revisão das obras para violão solo a partir dos manuscritos e alguns dos resultados alcançados até o momento. 

   
Integrando a programação do Ciclo de Palestras 2015 do Grupo de Pesquisa em Música, Cultura e Sociedade, esta palestra apresenta o projeto de pesquisa em andamento Radamés Gnattali e o Violão de Concerto – Uma revisão das obras para violão solo a partir dos manuscritos e alguns dos resultados alcançados até o momento.
O tema também se estende como uma homenagem à Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto, por ocasião do centenário deste importante músico brasileiro, celebrando sua amizade e cumplicidade musical com Radamés Gnattali através do violão.

   Concertista e professor, Luciano Lima é Doutor (D. Mus.) pela Université de Montréal (Canadá), Mestre pela McGill University (Canadá) e Bacharel em violão pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Teve como professores Richard Provost (EUA), Luiz Cláudio Ribas Ferreira (Curitiba) e Peter McCutcheon (Canadá). Desenvolve também atividades como arranjador e compositor, dedicando-se principalmente à produção para violão.

   Apresentou-se no Salon des Instruments de Musique et des Musiciens do Festival International de Jazz de Montréal (Canadá), Le Festival International du Domaine Forget (Charlevoix, Canadá), IX Seminário de Violão Souza Lima (São Paulo), 2ª Jornada Musical do Arte Sumária (Rio de Janeiro), Yale University (New Haven, EUA), University of Massachusetts (Amherst, EUA), entre outros eventos musicais.

   Como pesquisador, defendeu sua tese de doutorado sobre os quatro concertos para violão solo de Radamés Gnattali, publicando artigos e proferindo palestras em eventos acadêmicos. Em continuidade à mesma linha de pesquisa, coordena um projeto sobre a obra para violão solo de Gnattali. Atuou como professor na Universidade Federal de Pelotas, no Conservatório de MPB de Curitiba e também em festivais como a Oficina de Música de Curitiba, o Festival de Música de Londrina e o Simpósio Acadêmico de Violão da Embap. Atualmente é professor adjunto no curso de música da UNESPAR Campus II – FAP em Curitiba, PR.

* A palestra será realizada quarta-feira, dia 09/12 às 15:30 horas no auditório da FAP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário